O prometido é devido: pedras connosco! Ainda tentámos fazer mais uma das estradas do BestBikingRoads, mas a mesma estava cortada pelo que tivemos mesmo de apanhar a via rápida.
Chegados a Matera estacionámos as meninas à sombra e lá fomos nós calcorrear a cidade. Foi aqui que, em 2004, foi rodado o filme a Paixão de Cristo. É de facto uma paisagem lindíssima.
Esta cidade pré-histórica remonta ao período paleolítico, mais precisamente no século 3 A.C. Terá sido fundada pelos romanos, depois foi conquistada pelos lombardos, e logo em seguida foi caracterizada pela luta entre sarracinos, o bizantinos e alemães, que destruíram a cidade. Matera ganhou fama internacionalmente para a sua antiga cidade os "Sassi di Matera" (Pedras de Matera). Sassi são pequenas casas escavadas nas rochas mas que na verdade mais parecem cavernas. Na década de 50 o governo italiano retirou essas pessoas que habitavam nos "sassi" para as áreas mais modernas da cidade.
"Matera é o único lugar no mundo onde as pessoas podem se vangloriar de viver nas mesmas casas dos seus antepassados de 9.000 anos atrás"
Estava um calor de morte, mas o Zé portou-se muito bem e aguentou estoicamente a visita à terra toda. Mal, estive eu que após subir uma escadaria enorme comecei a procurar a chave da Mariza na mala e nada dela. Pensando que a tinha deixado na ignição desci aquilo tudo novamente (com o pobre do Zé a reboque) para depois descobrir que na ignição não tinha ficado, mas sim dentro do casaco que estava no bag atado à mota. Menos mal.
Visita feita era hora de regressar a Metaponto e tentar comer alguma coisa pois há eram quase 15h. Comemos um menu bastante mau, mas dado a adiantado da hora foi o melhor que se arranjou. Depois: praia com eles. Para nossa grande surpresa a água é excepcionalmente quente.
Para mim que sou friorenta foi uma delicia estar dentro de água tanto tempo.
Amanhã vamos, julgamos nós, voltar para a parte civilizada de Itália.
Sem comentários:
Enviar um comentário