terça-feira, 5 de julho de 2011

Dia 13: Bucareste (ROM) - Mamaia (ROM)

Depois de acordarmos não muito cedo, rumámos ao Palatul Parlamentului. Este é um edifício digno de ser visitado.
Com 350.000 m² é o maior palácio do mundo e o segundo maior edifício, após o Pentágono.




O palácio mede 270 metros de comprimento por 240 de largura, 86 de altura e 92 abaixo do solo. Possui 1.100 salas, duas garagens subterrâneas e 12 pisos de altura, com mais quatro pisos subterrâneos adicionais actualmente disponíveis e em uso, além de outros quatro em diferentes estados de conclusão.

A estrutura combina elementos e motivos com origem em múltiplas fontes, num estilo arquitectónico neoclássico. O edifício foi construído inteiramente com materiais de origem romena. Estimativas dos materiais utilizados incluem um milhão de metros cúbicos de mármore da Transilvânia, principalmente Ruşchiţa; 3.500 toneladas de cristal — foram manufacturados 480 candeeiros, 1.409 luzes de tecto e espelhos; 700.000 toneladas de aço e bronze para portas e janelas monumentais, candeeiros e capitéis; 900.000 m³ de madeira (mais de 95% doméstica) para parquet e apainelamentos, incluindo madeira de juglans, carvalho, cerejeira, ulmeiro e sicómoro; 200.000 m² de tapetes de lã de várias dimensões (tiveram que ser instaladas máquinas dentro do edifício para tecer alguns dos tapetes maiores); cortinas de veludo e brocado adornadas com bordados e passamanarias em prata e ouro.























Vejam o tamanho dos cortinados





























Depois rumámos ao nosso destino de hoje: Mamaia onde ainda pensámos em experimentar a água, mas estava assim um pouco para o fria.












Sem comentários: