sábado, 2 de julho de 2011

Dia 10: Cluj Napoca (ROM) - Sibiu (ROM)

Hoje foi dia de deixar a magnifíca Cluj e irmos até Sibiu, outra cidade de média dimensão romena, com especial atractivo de ser a cidade mais próxima de um dos nossos objectivos para esta viagem: o Transfagarasan, aquele que é considerada por muitos a melhor estrada do mundo.

A viagem foi soft, sempre pelo coração da roménia ocidental, onde é possível observar os enormes contrastes entre o meio rural e as cidades. É bem notória já a presença dos fundos de desenvolvimento da UE, com grandes obras ao nível do saneamento básico e das comunicações.

Dado que chegámos bem cedo a Sibiu, decidimos ir já fazer a estrada, não fosse o tempo no dia seguinte não colaborar.

Bem enganados estávamos. A subida pela parte norte revelou-se bem tortuosa com muita chuva, frio e nevoeiro e chegada ao topo revelou-se decepcionante pela falta de visibilidade para o lago e para a estrada do lado sul.

Contudo, quando iniciámos a descida atravessando o túnel, começámos a vislumbrar um pouco do que nos trouxe a este local tão distante. Bela paisagem com um excelente recorte de alcatrão que se estendia pelo vale abaixo.

Contudo, e com o andamento que vínhamos dos Alpes, Tirol Austríaco e Dolomites, não deixou de saber a pouco pela expectativa que levávamos. Já tínhamos percorrido estradas melhores e com melhor alcatrão. Ainda não sabíamos o que nos esperava!

Assim que a diversão das curvas acabou entrámos verdadeiramente no cabo das tormentas! Uma estrada (?) completamente desfeita, com obras parciais, em que era impossível circular!

Obviamente que o 2º furo na MTS1200 apareceu e aqui estávamos sozinhos para o reparar. Como a máquina já traz de origem o kit de reparação, lá demos início aos trabalhos com alguma inaptidão, mas que lá acabou por solucionar provisória e precariamente o problema, ainda com a colaboração de uns romenos que pararam para nos dispensar a milagrosa mousse para remendar e encher os pneus. ATENÇÃO! Sempre que vão de viagem levem uma latinha destas. Indispensável!

Lá seguimos, mas o rombo no pneu desta feita era muito grande e o mesmo ia perdendo ar. Estávamos no meio do nada...

Bastantes quilómetros depois, conseguimos encontrar uma oficina de pneus (automóvel é claro, pois quase não se vêem motas romenas) que depois de algum tempo a tentarem ajudar-nos a arranjar um pneu, fizeram-nos um remendo profissional. Havia de durar muitos quilómetros ainda!

Seguiu-se uma torturante procissão por muitos quilometros de noite até Sibiu, a uma velocidade muito moderada para tentarmos chegar inteiros.

Mais um dia duro que passava!









Nas minhas costas deve estar o Lago Bâlea.














Foi neste sitio que a vermelhinha teve o segundo furo. Mesmo no meio do nada.


2 comentários:

Pedro Barbosa disse...

muito fixe!!!

que azar teres tido furo em Transfagarasan.... é preciso ter galo....

Boas fotos, estou a gostar de ver isto, venho cá todos os dias.

Continuação de boa viagem.

ABR

Viagens de Ducati disse...

Grande Pedro, obrigado por nos acompanhares!

Abraço